Todo mundo tem o direito a estudar. E quem não pode fazer no seu tempo, ainda tem a chance de estudar através de programas como a EJA – Educação de Jovens e Adultos, que é oferecido pela rede municipal de ensino. Em Sibaúma a EJA atende 28 alunos. E entre a turma de esforçados estudantes, três se destacam pela força de vontade de aprender!
A educadora Tânia Casellato Coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e responsável pelos atendimentos da Casa Multifuncional, que atende todos os alunos que precisam de atendimento educacional especializado, visitou a Escola Padre Armando de Paiva em Sibaúma para conhecer Sueli, Jeová e Dalvirene. Os três frequentam as aulas da EJA, e a visita da Casa Multifuncional veio para melhorar essa jornada de aprendizado.
Sueli é cadeirante e precisava de uma cadeira mais adequada para estudos. A Casa Multifuncional realizou a troca, assim como a mesa que ela utiliza durante as aulas.
Jeová é portador da Síndrome de Down e receberá toda assistência pedagógica para continuar os estudos.
Dalvirene tem baixa visão, e tinha dificuldades de utilizar cadernos de estudo normais. Para ela, foi fornecido um caderno especial, apropriado para pessoas com deficiência visual. Exames e consultas especializadas também serão marcados para diagnosticar e atender melhor Dalvirene.
“Os três expressam um grande desejo de aprender a ler e escrever, e por isso estão na EJA. Eles estão aprendendo a ler e escreve, a escrever seus nomes, e isso é muito motivador”, explicou Tânia Casellato.
Sonhos como dos alunos Sueli, Jeová e Dalvirene são inspiração para todos nós!


